(11) 4280.4544

No dia 20/09/2013 foi  realizado o VI Wiki Meeting. A reunião foi  realizada por vídeoconferência, conectando os pontos remotos como Hospital de Câncer de Barretos, Santa Casa de Porto Alegre que também integra a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) , Fiocruz,  Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC) representada pelo seu Coordenador o Dr. Ricardo de Amorim Corrêa entre outros importantes convidados. A reunião foi aberta CMIO da eAssertiva, Moisés Vanunci agradecendo a participação dos convidados presenciais e dos pontos remotos e em seguida  os conferencistas apresentaram temas inovadores e de amplo interesse para a comunidade da Pesquisa Clínica e Saúde no Brasil:

Dr. Marcelo Neubauer, da Value Health, falou sobre os sistemas de remuneração hospitalar, discorrendo sobre a complexidade das fontes pagadoras e como os hospitais estão em busca de novas frentes de atividades e remuneração, inclusive a Pesquisa Clínica.

Dr. Eduardo Motti, da Trials & Training, expôs como a Pesquisa Clínica pode-se tornar viável para o negócio hospitalar e apresentou os fatores envolvidos para o sucesso da entrada de novos hospitais nessa atividade no Brasil.

Dr. Jorge Venâncio, coordenador da CONEP, expôs em detalhe seu plano de atuação desde que assumiu essa posição em junho último, e sua disposição de criar um diálogo aberto e constante com todos os setores envolvidos na Pesquisa.

Farm. Cristiane Coelho, da Gerência Geral de Cosméticos da ANVISA, falou sobre a atuação da agência nesse campo em que o Brasil tem um mercado dos mais importantes do mundo e quais os tipos de estudos clínicos que a agência requer para análise.

Sr. Marcos Inocêncio, da Assoc. Bras. das Operadoras de PBM, falou sobre o acesso aos medicamentos no país, enfatizando como programas de benefício podem ser usados para otimizar o acesso a medicamentos de alto custo.

Wiki Meeting já é um evento tradicional na Pesquisa Clínica e Saúde, por reunir para um debate aberto e franco, ano após ano, as maiores autoridades do setor público e privado, aproximando pessoas e ideias, para benefício da pesquisa Clínica e da população brasileira.
Dentre os participantes presenciais podemos citar: Dr. Gustavo kesselring da VIS Research e SBMF,   Farmacêutica Sra. Luciana F. Duarte – Diretora Técnica da Seud e Dermaceive,  Dr. Vitor Harada – Quintiles,  Selma C. Quaia Fortunato Ger. de Pesquisa Clínica - Comissão Científica Instituto do Coração – InCor-FMUSP,  Dra. Ana Paula Ruenis – ABRACRO,  Paulo Lopes –  Consultor da Câmara Técnica de Telemedicina do Conselho Federal de Telemedicina, Priscila de Lara Fagundes – PPD, Patricia Kawashima e- Supere.